segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Olá meninas, tudo bom?

Toda mulher ama unhas perfeitas, né? Mas é fato que algumas, por mais que tentem, não conseguem ter. Por isso resolvi fazer esse post, contando sobre as duas técnicas mais famosas de unhas postiças, gel e porcelana. Como se vê na foto, a diferença entre elas é pouca.
Nunca tive a intenção de colocar, pois não sabia direito sobre o assunto e já tinha me conformado com minhas unhas fracas e quebradiças, sem contar que tinha preconceitos, achava que essas técnicas estragavam a unha natural e etc. Aí uma manicure meu deu de presente as unhas de gel, já que minhas unhas era roídas.

Quando vi o resultado fiquei maravilhada, são muito semelhantes as naturais, resistentes, ficam lindas mesmo sem esmalte e a manutenção é apenas mensal! Mas as de gel demoram muito para ficar prontas, usam a luz negra e não há como remover, portanto sua unha natural pode ficar danificada se você retirá-las arrancando. A melhor forma para retirar é lixar bem fininho o gel, que fica quase imperceptível e esperar crescer. 

Hoje estou com as de porcelana, porque a aplicação é bem mais rápida, dá para ser retirada totalmente, fica mais fina e mais natural e não usa luz negra. Porém, são mais frágeis e delicadas. A aplicação é com um pozinho de acrílico, o mesmo usado por dentistas, portanto não é prejudicial a saúde. 

As de gel são feitas com um gel que endurece na luz negra e o acabamento é feito com lixa, veja fotos abaixo: 



As de porcelana são feitas com um pó de acrílico e um líquido, que misturados são colocados em cima das unhas e o acabamento é feito com um aparelhinho que lixa:




Vou colocar aqui uma entrevista que vi no site Sapo Mulher sobre unhas de gel, com uma engenheira química que trabalha na fabricação do gel, Maria Guimarães, responsável técnica da Nails4'Us. 

O que é o gel para as unhas?

É um produto que se aplica em cima das unhas naturais, promove um revestimento protetor no leito da unha e pode estender-se para além do limite desta, aumentando-lhe assim o comprimento. «É um material duro, não poroso (se o for, é de má qualidade e não deve ser utilizado), que depois é limado e artisticamente trabalhado», refere Maria Guimarães.

As unhas precisam de respirar?

Maria Guimarães começa por explicar que «as unhas são constituídas por queratina (uma proteína fibrosa), cálcio, ferro e lípidos. Crescem da raiz para a extremidade e não causam dor quando são cortadas. Toda a sua base é protegida pela cutícula que a circunda e que não deve ser retirada, pois abre a porta a possiveis infeções».

Relativamente à ideia generalizada de que a aplicação do gel impede as unhas de respirar, assegura que «as unhas não respiram, ressecam, isso sim, com o excesso de esmalte (verniz comum), o que não acontece com a utilização das unhas de gel».

«As unhas de gel são extremamente resistentes e têm um papel fortalecedor, pois protegem a unha natural à medida que vai crescendo, cada vez mais saudável», explica. São, por isso, uma excelente solução para quem tem unhas fracas e quebradiças, assim como para quem tem o vício de as roer.

O gel favorece a formulação de fungos?

Associada ao mito de que o gel impede as unhas de respirar, existe também a falsa crença de que esse é um factor de risco para o aparecimento de fungos. Contudo, conforme explica maria Guimarães, isso só acontece se houver uma má aplicação do gel.

«É necessário haver uma aderência completa à unha, caso contrário, abrem-se espaços entre o gel e a unha que propicia a criação de fungos». A especialista defende, por isso, a necessidade de cumprir todos os passos da aplicação do gel, nomeadamente cutículas, limagem, gel base e gel de construção.

O link da íntegra dessa entrevista: http://mulher.sapo.pt/beleza-e-bem-estar/corpo-e-estetica/artigo/unhas-de-gel

O acabamento do gel fica mais lustro, então parece que vc está com base, mesmo sem esmalte. Sua unha está com cara de feita sempre. A de porcelana, pelo menos no meu caso, ficou mais opaca, mais natural e o pó que usei tem fundo rosado, mas dá pra fazer com transparente.

Para mim o que me fez decidir por ter unhas postiças, independente de gel ou porcelana, foi a durabilidade que elas dão para o esmalte. Não importa o que você faça ou quanto tempo passe, seu esmalte dura. Claro, até uns 20 dias, depois disso ele fica feio, mas não porque saiu e sim porque desgasta as pontas e fica opaco. Qualquer esmalte na minha unha não durava mais que 3 dias, fosse qualquer marca, salvo raríssimas exceções. E também teve o fato de não conseguir roer mais e a unha não quebrar facilmente. Porém, com essa minha mania de colocar a unha na boca, eu já quebrei unhas de porcelana, porque elas não são indestrutíveis, então tomem cuidado.

Bom é isso meninas, espero que eu tenha tirado algumas dúvidas de vcs em relação a essas duas técnicas de unhas postiças para quem quer ter unhas bonitas e não consegue! 

Ah, e coloquei as minhas com a Meire do Lellit da Norte/Sul em Campinas.

Beijos!!

0 comentários: